quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

ARISTÓTELES: O HOMEM É UM SER POLÍTICO




ARISTÓTELES: O HOMEM É UM SER POLÍTICO 


Quando Aristóteles afirma que” o homem é um ser político por natureza”, ele quer dizer que por natureza temos necessidade de viver em sociedade e que precisamos desse convívio. E, por reconhecer essa necessidade, cada cidadão deve se responsabilizar pela Polis.

Em sua obra “Política”, Aristóteles afirma que: “A polis faz parte das coisas naturais e que o homem é por natureza um animal político. A política, ou melhor a ação política, que significa “ação que visa o bem comum” é e pode ser praticada por todos os cidadãos, ou melhor, os políticos (filhos da Polis).

Para Aristóteles a felicidade plena do ser humano só é alcançada em sociedade, pois o homem é um ser político por essência. Sendo assim, a política como Aristóteles a concebe está estritamente ligada à moral. É importante lembrar, que a sociedade tem um papel muito importante no desenvolvimento intelectual e moral dos seus cidadãos.


(Essa formação dos cidadãos é institucionalizada em nossa sociedade através dos espaços educacionais)



NO CADERNO:

APÓS O TEXTO SOBRE UBUNTU E A AFIRMATIVA DE ARISTÓTELES, RESPONDA:

QUAL A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA A VIDA EM SOCIEDADE?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

3º TRIMESTRE - FUNDEB

O que é? O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é um Fundo esp...